Projeto de Fábrica e Layout

Objetivos

Conhecimento e aplicação do projeto de arranjo físico da empresa de manufatura e de serviços, conhecimento das estratégias de produção, integração do gerenciamento do produto, processos e layout de operações e serviços. Contato dos conceitos e aplicações dos tipos de produção e tipos de arranjos físicos.
o Apresentar métodos e ferramentas para o planejamento de instalações, desenvolvendo o senso crítico dos alunos quanto à aplicabilidade dos mesmos em diferentes contextos industriais e de serviços.

Ementa

Estratégia de produção e objetivos de desempenho. Planejamento da capacidade. Gerenciamento de projetos: projetos de fábricas e os projetos de produtos. Integração projetos de fábricas e de produtos com manufatura- processos e métodos. Planejamento do arranjo físico e dos fluxos internos. Tipos de produção e de arranjo físico. E manufatura celular. Planejamento do sistema de movimentação e armazenagem de materiais. Projeto assistido por computador.
Método
A disciplina possui caráter teórico-prático, sendo as aulas desenvolvidas através da apresentação de slides, estudos de caso, exercícios e visitas técnicas. Além disso, ao longo do semestre será desenvolvido um trabalho prático em grupo, envolvendo o planejamento de todas as fases de uma instalação, visando o aprofundamento dos conteúdos ministrados.

Programa

1. Os efeitos internos e externos dos 5 objetivos de desempenho e estratégia de produção, relação com o projeto de arranjo físico.
2. Conceitos de capacidade-restrições, sazonalidade e ajustes da capacidade de produção suas influências na elaboração do layout da empresa.
3. Análise da capacidade e da demanda para definir o arranjo físico.
4. Interface entre a engenharia de desenvolvimento do produto e o desenvolvimento do processo.
5. Fichas de composição do produto; de fabricação e de montagem.
6. O estudo do trabalho-estudo de métodos e de tempos.
7. Balanceamento de linha de produção e a importância dos processos e dos métodos nos projetos de arranjo físico.
8. Dimensionamento de áreas e os fluxos internos de atividades através dos diagramas.
9. Relação dos tipos de processos em operação de manufatura e de serviços e os tipos de arranjos físicos na importância dos projetos de áreas de trabalho.
10. O sistema MAM (movimentação, manuseio e armazenagem de materiais) e a sua interação com o arranjo físico. Normas regulamentadoras de segurança importantes nos projetos de fábrica.
11. – Exemplos de arranjo físico por computação gráfica.

Bibliografia Básica

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert – Administração da Produção. São Paulo-Atlas Editora, 2002.
OLIVÉRIO, José L. – Projeto de Fábrica-Produtos Processos e Instalações Industriais. São Paulo. Instituto Brasileiro do Livro Científico, 1985.
MARTINS, Petrônio G.; LAUGENI, Fernando P. – Administração da Produção. Ed. Saraiva 2ª Ed. São Paulo-2005.

Bibliografia Complementar

BLACK, J.T. – O Projeto da Fábrica com Futuro. Ed. Bookman.- Porto Alegre. 2001.
Harmon, RoyL. E Peterson, Leroy D. – Reinventando a fábrica-conceitos modernos de produtividade aplicados na prática. Rio de Janeiro-Campos Editora, 1991.
Barnes, R. Estudo de Movimentos e de tempos, Projeto e Medida do trabalho-Ed. Edgard Blucher Ltda, São Paulo. 1985.